A Comunidade

Nossa experiência clínica, psicossocial e docente, com a base teórica da Gestalt terapia, levava-nos a um sonho em comum: ansiávamos por compartilhar nossos conhecimentos com um número amplo de pessoas, de uma maneira mais direcionada e conjunta. Até então, atuávamos de forma independente e, naquele momento, decidimos ser um grupo, passamos a sonhar juntas.

Foi ai que nasceu a Comunidade Gestáltica da Bahia, na primavera de 2012, marcada por muita alegria e emoção, com o resultado do percurso profissional e pessoal de suas sócias-fundadoras.

Então, nossa proposta é levar a Gestalt terapia àqueles que por ela se encantam e querem aprofundar o seu encantamento. Oferecemos cursos, workshops, grupos terapêuticos, supervisão e atendimento clínico. Nosso interesse é difundir essa rica abordagem do ser humano, respeitando os princípios éticos e sempre buscando o desenvolvimento pessoal.

Quem Faz


 
 

Um pouco do nosso espaço


Disseminando o conhecimento

Buscamos promover diversos cursos e eventos tomando como base teórica a Gestalt-Terapia.

50 cursos de gestalt-terapia ministrados

+ de 30 alunos formados e ativos na área

Depoimentos de quem conhece!

    Idailto SantosMaria GoretiMarilene Santana PereiraÊnio BritoKarina Okajima FukumitsuMaria Goreti Lima AmorimEdna DóreaLarissa ImperatrizAna Maria CostaSamira SimonRaquel RibeiroMárcia SampaioLudimila NunesClarissa FontouraCarmem LúciaAlice MacedoDenize Guimarães
  • Sou Idailto, faço parte da Comunidade Gestáltica da Bahia. Sou aluno da segunda turma da formação e tive o privilégio de ter aula com o Professor Doutor Ênio Brito. Convido a todos para fazer parte desta Comunidade!

    Idailto Silva dos Santos
  • O jogo de areia Gestáltico esteve no quadro dos meus interesses enquanto técnica que auxilia, sobremaneira, no processo psicoterapêutico. Assim, realizei o curso contando com a competência, o trato e a delicadeza da transmissão de conhecimento nessa área, por Dafne Suit. Desde a formação da equipe ao final do curso, o processo se deu de forma muito organizada, leve, com repasse de teoria e prática de modo amplo e coeso, com participação direta de todxs, permitindo a apropriação da técnica. Assim só tenho a agradecer e recomendar a todxs que desejam maior aproximação com a temática!

    Siomara Souza
  • Caminho de integração. A proposta/convite de fazer a formação na Abordagem Gestalt-terapia promovida pela comunidade Gestáltica Da Bahia brotou ainda na conclusão do curso de Psicologia Na Faculdade São Bento da Bahia. Embora eu não tenha assinado a lista, já sabia do sonho projeto dele. Topei fazer parte da 1 turma junto com as colegas Amaziles, Edna, Márcia e Elma, que já eram minhas companheiras na faculdade. Neste periódo fui transferida para a cidade de Jequié no interior da Bahia. Claro que assumi o desafio do tempo, pois são 315 km de  estrada e as vezes faço de 8 a 9h. Busquei ampliar a minhã visão da teoria e práticas na Abordagem Gestalt-Terapia, bem como qualificar a minha profissão no serviço e cuidado com as pessoas que me procuram. Motivo e recomendo a formação. Gratidão, Apreço, fraternura a comunidade as colegas desta turma e as demais.

    Marilene Santana Pereira
  • Para mim é sempre fonte de alegria e de boas expectativas compartilhar com as pessoas da Comunidade Gestáltica da Bahia minhas reflexões e minhas pesquisas. É local ímpar de diálogo amoroso e curioso, de aprendizagens e de trocas. Que tenha vida longa e fértil!

    Ênio Brito
  • Ministrar o curso 'Suicídio: Prevenção e Manejo Clínico do Comportamento Suicida' em Salvador com a Comunidade Gestáltica da Bahia (12 e 13/3/2016) foi uma experiência de luz para mim. Brinco que Salvador significa para mim a terra que 'Salva minha dor' por ser casada com um Soteropolitano e intitular os momentos em que me sinto viva como 'momentos acarajés'. A excelente receptividade das coordenadoras da comunidade -, um trio verdadeiramente acolhedor, sensível, zeloso, provocou a boa sensação de ser privilegiada por conhecer 3 grandes guerreiras, lindas em essência e afetividade. Além disso, recebi a dádiva de compartilhar o conhecimento sobre o comportamento suicida e seu manejo para a prevenção, com os participantes do curso: pessoas incríveis e que se tornaram meus queridos parceiros de alma, esperança e fé e que comungam comigo a a crença de que acolhimento, respeito e compaixão são os ingredientes necessários para proporcionar balanceamento do sofrimento humano. Obrigada Comunidade Gestáltica da Bahia. Desejo que continuem este trabalho lindo e inspirador, ampliando os ensinamentos da Gestalt-terapia! Abraço afetuoso!

    Karina Okajima Fukumitsu
  • Experiência muito rica o curso de jogo de areia, me abriu novas possibilidade de  recursos a ser utilizado com os clientes.

    Maria Goretti de Lima Amorim
  • Pouco tempo depois da formatura iniciei o curso de formação com a Comunidade Gestáltica da Bahia. Lá conheci professoras e as colegas maravilhosas, formamos uma confraria com a cara da Gestalt. Já combinamos em dar continuidade aos nossos encontros de estudos pois, estamos concluindo o nosso curso de formação como Gestalt-Terapeutas mas com vontade de continuar a fazer contato. Aprendi a ser Gestalt-Terapeuta. Foi a escolha certa! Agradeço à Comunidade Gestáltica da Bahia, através das professoras, os dois anos e meio de crescimento e formação para uma atuação mais humana, mais eficaz pois, beber na fonte de abordagens significativas que levam o indivíduo ao seu ajuste é o caminho. Obrigada, Comunidade!

    Edna Dórea
  • A formação em Gestalt-Terapia da Comunidade Gestáltica da Bahia me trouxe sentido teórico e prático a respeito do comportamento humano e sua relação com o meio. Houve um encontro meu com a Gestalt-Terapia proporcionado pela Comunidade que me ensinou além da teoria, ou seja, o sentido que transcende a GT. Percebo que o objetivo da Comunidade não é só a teorização pela teorização, e sim a compreensão verdadeira da teoria, trazendo ao aluno a compreensão da teoria sentindo a teoria. Me sinto Gestalt-Terapeuta graças a isso. Pude crescer pessoal e profissionalmente.

    Larissa Imperatriz
  • Vi a comunidade Gestáltica da Bahia nascer de perto.Pude presenciar o compromisso e dedicação do corpo docente dessa formação.Fico feliz de ser professora convidada para algumas aulas.Que venham muitas primavera,expandindo a Gestalt Terapia contribuindo para formação de profissionais.

    Ana Maria Costa
  • Há lugares onde aprendemos com autonomia,  outros onde aprendemos com consciência, e ainda outros  onde aprendemos com amor. Na CGTBA, aprendemos com autonomia, consciência e amor. E dessa forma nos transformamos e desenvolvemos, sendo protagonistas da nossa própria história.  Assim fazemos gestalt!

    Samira Simon
  • Conhecer a Comunidade Gestática da Bahia foi uma incrível oportunidade para minha vida profissional e pessoal.  Participei do curso com o prof.  Ênio Brito sobre  Compreensão diagnóstica e estou fazendo o curso Jogo de Areia Gestáltico.  Fico imensamente grata pelo aprendizado teórico e vivencial que me marca profundamente.  Sinto o comprometimento da Comunidade  e compartilhamos o aprendizado com todo o respeito e encanto referente ao humano. É uma experiência profunda,  íntima e transformadora dentre aqueles que se dedicam com amor à arte e filosofia da Gestalt-terapia. Um aprimoramento que levo com muito carinho  como Gestalt-terapeuta.

    Raquel Ribeiro
    Especialista em Gestalt-Terapia
  • Segundo Provot, descobrir não é ver novas paisagens, mas ganhar novos olhos. Agradeço com alegria, humildade e satisfação fazer parte como aluna da Comunidade Gestáltica da Bahia. Neste grupo, verdadeiro encontro de almas, ganhei novos olhos para poder exercer a profissão de psicóloga com maior qualidade técnica, ética e amor. Que a Comunidade continue por muito tempo mais formando profissionais que, como eu, creem e escolhem uma abordagem humanista como ferramenta de trabalho.

    Márcia Sampaio
    Psicóloga/Psicopedagoga
  • Contribuir para a formação de gestalt-terapeutas é um sonho realizado em parceria com a Comunidade Gestáltica da Bahia que desenvolve as suas atividades de forma cuidadosa e eficiente!

    Que possamos compartilhar ainda mais realizações!!

    Ludimila Nunes
  • A Comunidade é para mim muito do que transparece em seu símbolo, assim como aquilo que transmitem as suas representantes: alegria e colorido, aliados a uma sensação de aconchego e sabedoria! Foi sem dúvidas uma escolha bastante acertada. O aprendizado é certeiro com o conhecimento, o amor e o carinho existentes por aqui.

    Clarissa Fontoura
  • Participei do " Jogo de Areia" com a psicóloga Dafne  e foi para mim uma experiência maravilhosa. Chamo atenção para a  qualidade do curso, pois concilia   conhecimento teórico e o mais importante :a vivência prática. Os grupos são pequenos, o que facilita o aprendizado e permite boa interação entre os participantes. Na verdade o grupo se une tanto  que a parte mais difícil é aguentar o término. Sugiro o jogo de Areia II...rs

    Carmem Lúcia Barbosa
    Psicóloga
  • Iniciei há três meses o curso do Jogo de Areia com a psicóloga Dafne Suit e a cada aula tem sido um aprendizado incrível!!! Como o curso é teórico-vivencial, percebo este recurso terapêutico como uma grande possibilidade de aprender mais sobre si mesmo, trazendo à tona coisas importantes, vendo e experimentando questões pessoais que se revelam de forma surpreendente, lúdica e criativa através das miniaturas e seus cenários. Os impedimentos imediatamente aparecem com a simbologia particular de cada cliente, e é neste momento que o terapeuta intervêm interagindo com respeito, cuidado e abertura para que movimento diferente e novo de pensar, sentir e agir necessários surjam para desatar os “nós” na vida do cliente. Noto que estar também num grupo experimentando tudo isso tem sido muito bom, pois vem fortalecer o crescimento mais ainda não só grupal mas pessoal na medida em que descobrimos que temos sempre algo em comum. Criamos assim o apoio mútuo e o incentivo entre nós. Só tenho a agradecer grata pela oportunidade!!!
    Alice Macedo
  • Considero relevante para a prática do psicólogo, que haja um direcionamento em uma área da psicologia, possibilitando seu fortalecimento como profissional. Conhecer e me debruçar sobre a Gestalt- Terapia, foi um grande presente para mim. Através dele, é possível ampliar meus horizontes e exercitar meu auto conhecimento. Observo que ocorre uma conexão entre teoria e prática, através de um referencial teórico que fundamenta a minha atuação profissional. Me percebo como indivíduo e me sinto mais preparada para atuar como psicóloga. A cada encontro, me sinto renovada, motivada e florescendo. A sensibilidade, leveza e clareza, na forma como é transmitido o conteúdo por parte dos professores, é muito significativo e faz toda a diferença. Muito obrigada, Comunidade Gestáltica da Bahia. Hoje trago a Gestalt-Terapia para a minha vida.

    Denize Guimarães
    Psicóloga

Galeria de Fotos

Aqui você confere alguns dos momentos registrados em nossa Comunidade!

 
535910_345798012257970_5245987608682976130_n-min
580809_215274951976944_1039667032_n-min
1010709_262335280604244_1414306997354532605_n-min
1424324_215272631977176_331701489_n-min
1426604_345797845591320_4115677308207827596_n-min
1450215_215272465310526_939251143_n-min
1454956_222892901215149_38313517_n-min
1463121_215274941976945_226457470_n-min
1465131_215274801976959_1798565166_n-min
1467462_215275245310248_491073506_n-min
1512854_412465628924541_8406556639083041127_n-min
1513740_359842097520228_9134701713716038849_n-min
10171179_262335147270924_6824459117537591541_n-min
10356276_359842547520183_1103339403808569807_n-min
10383967_345798168924621_4490779631247927320_n-min
10387675_345797925591312_4745223947853125885_n-min
10390314_276955962475509_558759158795602925_n-min
10390324_276955915808847_5530072647100560349_n-min
10406401_359842517520186_8018674131738387900_n-min
10430913_359843307520107_4358876625256050844_n-min
10430913_359843897520048_1260043847834142048_n-min
10439512_276955872475518_3364880592329760961_n-min
10482344_412467268924377_3984565098875594918_n-min
10517524_412462212258216_10710305021952653_n-1-min
10520917_359839204187184_837084161676091129_n-min
10624662_345798095591295_7905881763003518108_n-min
10635770_345797928924645_4988636653181077740_n-min
10712997_345797932257978_8435618912946204547_n-min
10846084_359839967520441_894501576542153345_n-min
10857802_359840057520432_7316150970318984352_n-min
10857927_359843640853407_7587993245202723176_n-min
10858361_359842190853552_7089545846595225974_n-min
10858595_359840567520381_3862512531622188653_n-min
10868189_359844087520029_3269283467452117920_n-min
10988268_412461125591658_562199301206725203_n-min
11051976_412461308924973_1404527915308476041_n-min
11136738_412461145591656_110306670249299865_n-min
11863214_458589590978811_665288059614165075_n-min
11898625_458589207645516_6513705554775381845_n-min
CSC_0308-min
 
fundo parallax

Fale conosco!

Entre em contato com a Comunidade Gestáltica da Bahia e conheça nossa missão de difundir essa abordagem psicológica.